Nesta quarta-feira, dia 16/05, foi realizada a segunda reunião paritária entre os representantes da Feteerj e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Sinepe-RJ).

A reunião foi realizada na sede do Sinepe-RJ, em Niterói, e discutiu a pauta de reivindicações dos professores das escolas particulares para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período de 2018, com presença dos diretores da Feteerj Luiz Alberto Wiechers Grossi (Sinpro Petrópolis), Antonio Rodrigues (Sinpro Rio) e Sérgio Oliveira da Silva (Sinpro Niterói).

O Sinepe-RJ manteve a proposta de reajuste salarial feita anteriormente na primeira audiência, realizada um mês atrás, de 1,7% (INPC) mais 1% de ganho real, totalizando 2,7% de reajuste.

A Feteerj também defendeu que as homologações sejam feitas nos sindicatos.

Em relação às cláusulas qualitativas da CCT, os sindicatos com dois anos de vigência, que são o caso do Sinpro Petrópolis, Sinpro Costa Verde e Sinpro Rio, o Sinepe-RJ propôs manter todas as cláusulas.

Em relação aos demais sindicatos, propôs retirar as cláusulas que já se encontram garantidas na CLT, além de outras pendências que serão discutidas.

Ocorrerá uma terceira reunião dia 29 de maio. Antes, dia 25, a Executiva da Feteerj irá discutir a contraproposta ao Sinepe-RJ.

A negociação com o Sinepe-RJ está sendo feita com os seguintes sindicatos, que representam os professores em suas respectivas bases: Sinpro-Rio, Sinpro Niterói, Sinpro Lagos, Sinpro Costa Verde e Sinpro Petrópolis.